sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Escola Municipal de Astrofísica



A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini foi inaugurada em janeiro de 1961 como espaço onde seriam ministrados cursos de astronomia, demanda em grande parte estimulada pelas sessões do Planetário do Ibirapuera , inaugurado quatro anos antes. Hoje são oferecidos cursos de níveis variados, desde introdutórios, que buscam dar visão geral da astronomia, até outros mais aprofundados, como Astronomia do Sistema Solar, Evolução Estelar ou Cosmologia.

A Escola conta hoje com três salas de aula e um auditório com 100 lugares. Há ainda uma sala especial para o curso de construção de telescópios, um espaço para exposições e sala de leitura. O foco principal da escola é o ensino e a divulgação de Astronomia e ciências afins.



Informações sobre os cursos

Acesse aqui material sobre a Escola Municipal de Astrofísica (arquivo pdf )





Escola Municipal de Astrofísica

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento - Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP


Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Planetário do Ibirapuera passou por várias modificações que o colocaram na era da modernidade.

O novo projetor, StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, tem capacidade para avistar o céu de qualquer ponto conhecido do universo como, por exemplo, a partir de Marte. Por usar um sistema de projeção de fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.

Inaugurado em janeiro de 1957 - o primeiro da América Latina – conta ainda com novos projetores periféricos que são capazes de trazer para São Paulo as imagens captadas do telescópio espacial Hubble e dos satélites da Nasa, entre outras possibilidades. A cúpula interna tornou-se uma grande tela de projeção e o espectador tem a sensação de estar mais próximo ao céu, tornando as sessões didáticas e divertidas.

Serviço:

Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini
Horário: sábados, domingos e feriados, com sessões às 15h, 17h e 19h.
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera, zona sul, São Paulo (cerca de 5 Km do Metrô Santa Cruz)
Tel.: (11) 5575-5206
Confira a programação, preços e horários no site www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia